Qual banco tem a menor taxa de juros para fazer um empréstimo?

5 minutos para ler

Quando se opta pela contratação de um empréstimo, uma jornada se inicia na busca por informações sobre as melhores condições possíveis, que representam o melhor custo-benefício para o interessado. Entre os requisitos a serem avaliados, conseguir identificar qual banco tem a menor taxa de juros é um dos pontos fundamentais.

O objetivo deste artigo é mostrar mais informações a respeito das taxas de juros cobradas pelos bancos e, também, quais são os outros fatores que precisam ser avaliados para a contratação. Quer saber mais? Então, acompanhe!

Qual a importância da taxa de juros ao solicitar um empréstimo?

A taxa de juros é, basicamente, o custo do dinheiro, ou seja, o valor que se paga pela compra de um dinheiro emprestado. Sendo um índice definido pelo mercado, o valor a ser pago em uma operação pode variar muito entre as instituições e conforme o perfil da pessoa que o solicita.

O juros incidente no valor contratado é do tipo composto. Ou seja, em caso de inadimplência, os valores acumulados em atraso serão usados novamente como base para a composição da taxa devida no período seguinte. A famosa “bola de neve” que representa uma situação de dívida, que muitos conhecem, também advém desse fato.

O que influencia as taxas de juros cobradas?

Basicamente, o fator que mais influencia o valor cobrado de juros nos empréstimos é o perfil de risco. Sendo assim, ainda que a referência para taxa básica de juros seja a “Selic”, determinada em reunião pelo COPOM, a formação da taxa final para o consumidor vai depender de fatores bem definidos que, na prática, demonstram qual o risco de inadimplência e o potencial prejuízo para a instituição financeira.

Logo, itens como a capacidade de pagamento, o tipo de ocupação (autônomo, empregado, funcionário público, empresário), o tempo no qual atua na área, a sua situação junto aos bureaus de crédito (o “nome na praça”), o histórico de movimentações dentro do próprio banco, a disponibilidade de bens como garantia e a apresentação de fiadores são alguns exemplos de pontos analisados para a formação da taxa e a concessão ou não do crédito.

O que considerar além da taxa ao fazer um empréstimo?

Pesquisar sobre qual banco tem a menor taxa de juros não é o único fator a ser considerado para a busca de um empréstimo. A seguir, confira alguns pontos fundamentais que você precisa se atentar antes da contratação.

Observar as linhas de crédito

Existem muitas linhas de crédito diferentes no mercado, voltadas para os mais diferentes interesses e necessidades. Algumas, como a consignação, são voltadas para servidores públicos e aposentados, contando com uma taxa de juros mais baixa devido ao menor risco que representam, já que o desconto das parcelas se dá diretamente na folha de pagamento.

Também, existem créditos que têm bens físicos como garantia, como imóveis e veículos. Outras modalidades, como a penhora, tem como ativo fiduciário algum bem de valor que garante a transação. Enfim, cada produto tem suas peculiares e é por isso que cabe ao interessado um estudo minucioso sobre as soluções mais interessantes e compatíveis aos seus interesses.

Se atentar para os prazos de pagamento

Como afirmamos, é necessário buscar por produtos financeiros que sejam compatíveis com a realidade daquele que busca pelo crédito. Isso significa que o montante contratado, o prazo para pagamento, os juros, as taxas operacionais, os impostos incidentes na transação e o valor da parcela devida a cada mês precisam, necessariamente, estar em harmonia com a capacidade de pagamento e com o perfil do contratante.

Preparar o orçamento e organizar as finanças

Um produto de crédito serve para a realização de sonhos e também para a organização da vida financeira. Sendo assim, o controle sobre o orçamento é fundamental para se manter em dia com os compromissos assumidos. Lembre-se de que a estabilidade financeira de um indivíduo e de uma família não interfere apenas em questões materiais, mas também na saúde emocional e na capacidade de se manter firme rumo aos seus objetivos pessoais.

Até aqui, podemos observar que a busca por um crédito pode representar a solução de muitos problemas ou até mesmo a realização de um sonho. Contudo, se não for bem pesquisado e gerenciado, pode acabar levando o indivíduo a situações piores de endividamento. Por fim, cabe ressaltar a importância de avaliar as condições ofertadas pela instituição financeira antes de fazer um empréstimo.

Então, já consegue avaliar qual banco tem a menor taxa de juros? Lembre-se de que você será o único responsável pela contratação de um produto de crédito e, portanto, é preciso agir com o máximo de cautela e planejamento. Afinal, só pode ser positivo para você se ele conseguir proporcionar uma melhoria em sua saúde financeira.

Gostou do artigo? Quer continuar aprendendo sobre as opções de crédito disponíveis no mercado? Então, aproveite e saiba como conseguir empréstimo para quem tem nome sujo.

Posts relacionados

Deixe um comentário