Muitas pessoas andam se perguntando o que é banco digital, já que esse termo está aparecendo em diversos lugares da mídia atualmente. Trata-se de uma tendência que ocorre junto à disrupção tecnológica, em que os serviços e produtos estão sendo substituídos por formas de consumo mais práticas aliadas ao uso da tecnologia.

Assim, a ideia logo surge: para que ficar horas na fila do caixa para fazer um saque ou pagar um boleto se você pode, por meio de um clique no seu celular, fazer a mesma transação? Pensando nesse assunto, preparamos este post para contar o que você precisa saber. Que tal ficar por dentro e descobrir se compensa usar um banco digital? Continue lendo!

O que caracteriza um banco digital?

Talvez você já tenha ouvido falar ou utilize serviços tecnológicos dos bancos tradicionais, como um aplicativo para conferir o extrato bancário ou receber uma SMS a cada compra. Esses exemplos são de bancos que se digitalizaram. O banco digital não se resume apenas pelo internet banking ou possibilidade de resolver algo no app.

Ao pensar sobre o que é banco digital é preciso ter em mente a desburocratização dos serviços bancários por meio da tecnologia. Você não precisará ir à agência ou falar com o seu gerente, muito menos ficar minutos no telefone para ser atendido. A abertura da conta é online, assim como a solicitação do cartão, o atendimento, entre outros serviços necessários.

Quais são as vantagens em relação aos bancos físicos?

Além de contar com todas as operações 100% online, os bancos digitais não cobram taxa de manutenção da conta nem anuidade no cartão de crédito. É bastante comum que os apps desses bancos ofereçam ajuda no controle financeiro, rendendo também o saldo em conta (ou seja, seu dinheiro gera mais dinheiro automaticamente).

Não cobrança de tarifas

A não cobrança de taxas é um dos pontos mais atrativos dos bancos digitais, juntamente com a ausência de milhões de papéis para assinar, necessidade de depósito para iniciação da conta e valores para mantê-la. Nos bancos tradicionais, para fazer uma transferência, por exemplo, você pode chegar a pagar mais de R$20.

Nos bancos digitais, não há tarifas para transações como essa, mesmo que seja aquele tipo de transferência que cai na mesma hora (TED). Claro que há uma pequena variação de banco para banco, mas serviços como a solicitação de um novo cartão, a consulta de extrato, os saques em redes 24 horas etc. não costumam ser cobrados.

Linhas de crédito flexíveis

Se você pesquisar sobre fintechs que oferecem contas 100% online, encontrará histórias de pessoas que são negativadas e mesmo assim obtiveram crédito. Da mesma forma que você não precisa ter nome limpo para abrir uma conta em um banco digital, as linhas de crédito são mais flexíveis.

Avaliando seu perfil, a instituição pode liberar um “limite teste”, começando com um valor baixo, por exemplo. A verdade é que essas empresas utilizam formas de análise diferenciadas, levando outros critérios em consideração se comparado aos bancos tradicionais.

Praticidade e agilidade

Quem nunca ficou sem paciência por ter que enfrentar um longo tempo de espera em um banco ou pegar uma fila quilométrica no caixa eletrônico? O banco digital elimina tudo isso. Inclusive, o atendimento via chat ou e-mail costuma ser bastante eficiente e rápido. A verdade é que os bancos digitais estão com uma boa fama no mercado.

O mesmo vale para outras negociações que você quiser fazer online, como a solicitação de crédito, consórcios, mudança da data de vencimento da fatura, entre tantas outras que seriam muito lentas e difíceis em bancos tradicionais, incluindo o encerramento da conta. O que é banco digital? É isso: praticidade e agilidade.

Este post esclareceu algumas de suas dúvidas? Então, compartilhe-o em suas redes sociais, mostre que você está por dentro das tendências e passe esse conhecimento aos seus amigos!

Sou fundador da Kitei, empresa que fundei em meados de 2016. Atuo na  direção de toda a área comercial, administrativa e financeira no cargo de Diretor Executivo. Tenho mais de 25 anos de experiência no mercado de cobrança e por meio de uma gestão inovadora, continuo a conduzir minha equipe para atuar no mercado financeiro com competitividade.

Escreva um comentário