Descubra os 5 passos para limpar o nome em 2021

6 minutos para ler

Por mais cuidadosa que uma pessoa seja com as suas finanças, sempre existe o risco de que algum imprevisto aumente suas despesas de um modo inesperado. O que pode levá-la a contrair dívidas que podem se tornar uma bola de neve. Em um cenário como este, saber como limpar o nome é de suma importância.

Afinal, sem ter um nome limpo na praça, tarefas simples, como acessar um novo empréstimo, se tornam muito mais complexas.

Levando esses fatos em consideração, optamos por criar um conteúdo com algumas orientações práticas para você que deseja limpar o nome! Leia o artigo e descubra 5 dicas que ajudarão você a pagar suas dívidas atrasadas em 2021!

1. Consulte a situação do seu nome

O primeiro passo que uma pessoa, que deseja limpar o nome, deve dar é conferir se o seu nome de fato está sujo. Embora esse cuidado aparente ser óbvio, ele é muito importante, pois muitos indivíduos podem simplesmente se esquecer de seus débitos em aberto. O que abre espaço para que as taxas de juros, acarretadas pelo atraso, sigam aumentando.

Esse cuidado também é necessário porque, sem ele, a pessoa pode ter dificuldades em identificar todos os pagamentos com os quais precisa lidar.

Apesar da importância desta tarefa, ela pode ser facilmente realizada em plataformas especializadas, como a Kitei. Ao fazer uso delas, tudo o que o devedor precisa fazer é inserir o seu CPF no espaço indicado.

Depois disso, o próprio sistema da plataforma é capaz de verificar os débitos não pagos em seu nome.

2. Descubra as multas e juros de cada dívida

Uma vez que o indivíduo, que deseja pagar suas dívidas atrasadas em 2021, tem acesso a todos os débitos que estão abertos em seu nome, o passo seguinte consiste em verificar cada um deles.

Nesse momento, cabe a ele a tarefa de identificar fatores importantes, como a taxa de juros vigente de cada conta atrasada e também a existência de multas, acarretadas por atrasos de pagamento.

É válido ressaltar que mesmo as dívidas vencidas a mais de 5 anos devem ser consideradas nesse momento. Isso porque, ainda que depois desse prazo o nome do devedor deva sair dos serviços de proteção ao crédito, a dívida em questão continua existindo.

Além disso, embora depois desse prazo ela não possa ser cobrada judicialmente, o credor ainda pode fazer a cobrança por meio de cartas e de telefonemas.

3. Monte um planejamento financeiro

Assim que a pessoa interessada em limpar o nome tem acesso a informações referentes às taxas de juros e as multas com que precisa lidar, o passo seguinte consiste na elaboração de um planejamento financeiro.

O objetivo do plano a ser feito é criar condições para que o devedor quite suas dívidas o mais rápido possível. Portanto, ele precisa conter estratégias para aumentar os recursos disponíveis para o pagamento dos débitos.

Nesse momento, cortar gastos supérfluos e substituir a compra de determinados itens por outros produtos, de mesma qualidade mas de preço mais baixo, tendem a ser boas atitudes.

Além disso, caso os recursos do devedor não sejam o bastante para quitar todas as contas de uma vez, é interessante que ele opte por pagar primeiro as dívidas mais caras, como as do cheque especial.

Esse cuidado é importante, pois corta logo as maiores despesas, aquelas que acarretam maiores prejuízos ao devedor.

4. Busque uma renda extra

Ainda que cortar os gastos supérfluos seja uma atitude inteligente, muitas pessoas não podem diminuir seus custos mensais devido a causas que podem estar ligadas a uma série de fatores, como saúde e educação.

Além disso, é possível que mesmo com o corte de custos, os recursos restantes ainda sejam pequenos demais para o pagamento das dívidas. Em uma situação como essa, é interessante que o devedor busque por uma fonte de renda extra.

Felizmente, o advento da internet criou uma série de atividades remuneradas que podem ser desempenhadas até dentro de casa. Como exemplos dessas atividades, podemos citar as seguintes:

  • a venda de itens usados;
  • a revenda de produtos físicos ou digitais;
  • a prestação de serviço freelancer;
  • a prestação de aulas presenciais ou a distância.

Uma das grandes vantagens das fontes de renda extra é o fato de que elas ainda serão benéficas para o devedor depois que ele terminar de pagar suas contas atrasadas. Nesse momento, elas poderão ser usadas para a criação de uma reserva de emergência, para realização de investimentos e até mesmo para custear viagens ou compras.

Portanto, além de ajudar uma pessoa a limpar seu nome mais rápido, as fontes de renda extra podem ser usadas como uma ferramenta muito útil para a construção de um patrimônio.

5. Faça uma negociação para quitar as dívidas

Por fim, quando pensamos em métodos para limpar o nome, podemos dizer que um dos mais inteligentes é a negociação de dívidas. Isso porque, ao optar por essa estratégia, uma pessoa tem a oportunidade de conquistar descontos bem interessantes.

A grande questão é que o maior interesse do credor é ter acesso a capital para evitar sofrer prejuízos. Portanto, para receber, a maior parte das empresas e das instituições financeiras acabam por aceitar fazer acordos mais amigáveis.

O problema é, como contatar estas companhias para realizar a negociação? Afinal, meios como telefonemas e e-mails tendem a levar mais tempo e podem até mesmo dificultar a negociação graças ao excesso de burocracias.

Felizmente, as plataformas digitais de negociação surgiram como uma solução para este problema! Por meio delas, o devedor pode verificar suas dívidas em atraso e acessar propostas com excelentes condições para o parcelamento ou para o pagamento à vista. O que as coloca entre as principais opções para o pagamento de dívidas em 2021!

Uma vez que o crédito é útil para realização de uma série de tarefas, como a aquisição de uma casa própria, saber como limpar o nome é fundamental. Levando este fato em consideração, é fácil perceber porque as 5 dicas citadas neste conteúdo são tão importantes! Afinal, elas abrem espaço para que essa tarefa seja realizada de um modo mais ágil e menos traumático!

Agora que você sabe como limpar o nome, e entende as vantagens da negociação, que tal ter acesso a uma plataforma digital otimizada para que você acesse as melhores condições para o pagamento de suas dívidas? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kitei!  

Posts relacionados

Deixe um comentário