Faxina financeira: entenda a importância e como fazer uma!

3 minutos para ler

Se você clicou neste post com curiosidade em saber o que é uma faxina financeira, fique tranquilo que a gente vai contar. Contudo, antes, uma pergunta: quantos sonhos você tem deixado para trás só porque o orçamento está curto? Saiba, então, que a faxina financeira pode apoiar você nessa jornada de concretização dos seus planos.

Agora, a definição desse conceito tão chamativo e super poderoso: a faxina financeira consiste em eliminar gastos desnecessários, além de reduzir os custos do seu orçamento pessoal e familiar. Assim, rever os compromissos financeiros da sua casa é necessário e a equipe da Kitei vai mostrar como fazer isso.

E aí? Está preparado para começar a sua faxina financeira e receber o ano com o pé direito? Então, siga a leitura e descubra quais são os próximos passos!

Reconheça que a hora é agora

A gente sabe que a sua rotina é cansativa e que, às vezes, o dia parece precisar de umas horinhas extras. Entretanto, é importantíssimo que você pare e reveja as suas finanças, já que há sempre algo para melhorar e “enxugar” no seu orçamento. Por isso mesmo, aproveite o momento de fim de ano e início de outro para colocar a cabeça no lugar e revisar as informações sobre a saúde financeira do seu lar. Repense os seus hábitos e convide a sua família para fazer o mesmo. 

Revise todos os extratos e faturas

Para fazer a tal “faxina financeira” é necessário que você saiba com o que está lidando. Por isso, essa é a hora de revisitar as faturas dos cartões de crédito e perceber para onde foi o seu dinheiro. Repense todos os deliverys de comida e os gastos com aplicativos de motorista, por exemplo. Será que sempre é necessário?

A bola de neve que se obtém com tantos pequenos gastos é gigante e o seu bolso precisa respirar. Considere modificar a sua rotina e preparar o jantar ou sair uns minutos antes e contar com outra estratégia de locomoção.     

Classifique os gastos

Agora que você já reviu as suas faturas e considerou encontrar hábitos mais saudáveis financeiramente, vale a pena rever os outros gastos da casa. O que mais compromete o seu dinheiro? Faça uma lista sincera com todos os pontos e inicie a classificação. 

Nesse exercício, você pode usar três categorias, veja:

  • “essenciais”: compromissos que definitivamente não podem ser cortados do seu orçamento (como água, gás e luz);
  • “necessárias”: pontos importantes para o funcionamento da sua casa, mas que podem ser revistos (como plano de TV ou internet);
  • “supérfluas”: os gastos que podem (e devem!) ser cortados do seu orçamento (pedir delivery desnecessariamente, por exemplo).

Pronto! Fazendo esses dois exercícios propostos aqui no post, a sua faxina financeira está completa. Agora é só aproveitar essa sensação que é tão boa quanto sentar no sofá e sentir o cheirinho de limpeza depois de ter limpado toda a casa. Não se esqueça de manter esses hábitos financeiros positivos na sua vida durante o ano todo!   

Falando em costumes positivos, temos mais uma sugestão: a nossa newsletter. Assine grátis e receba dicas tão boas quanto as deste material!

Posts relacionados

Deixe um comentário