5 erros que não se pode cometer na renegociação de dívidas

6 minutos para ler

As contas nunca parecem acabar e os boletos estão acumulando no seu arquivo? Calma! A gente sabe que administrar o orçamento de um lar não é uma tarefa muito fácil. Nem sempre é possível manter tudo em dia, por conta disso, o nome sujo não tarda a bater na porta. Saiba que essa situação pode ser resolvida: hoje vamos conversar sobre renegociação de dívidas!

Recorrer a essa estratégia é uma boa maneira de quitar as contas atrasadas, justamente pela possibilidade dos menores juros e também de encontrar as melhores condições de pagamento firmando parcelas que cabem no seu bolso.

Limpar o seu nome é possível através de uma renegociação de dívidas correta. Quer saber como acertar na estratégia? Então siga a leitura e entenda quais são os erros que você deve evitar no processo!

Renegociação de dívidas: o que não devo fazer?

As coisas apertaram no seu orçamento mensal e não foi possível manter os pagamentos em dia? Tranquilize-se, até o melhor confeiteiro pode queimar um bolo! Deslizes financeiros podem acontecer com qualquer um e, o mais importante, é recuperar-se dessa fase ruim.

Renegociar as suas dívidas é um bom passo para “voltar a ativa” e conquistar, novamente o seu poder de compra. Se você está cogitando essa estratégia, fique sabendo há muitos erros que você não pode cometer durante o processo.

Continue a leitura e descubra quais são os principais!

1. Não reestruturar o orçamento

Se você está disposto a se livrar do nome sujo, deve ter em mente que, antes de tudo, o seu orçamento deve estar preparado para receber mais um compromisso mensal. É necessário que, para garantir o sucesso na negociação, você tenha certeza de que vai conseguir pagar as parcelas firmadas.

Além do mais, sabemos o quanto é ruim estar em uma situação de inadimplência. Tomar as rédeas da sua situação financeira e controlar os gastos, o mais bravamente possível, é primordial para que essa situação negativa não volte mais a ocorrer.

2. Recorrer a soluções milagrosas

Estando disposto a limpar o seu nome, pode ser que diversas “soluções milagrosas” caiam em seu conhecimento. Não se deixe enganar! Empresas que ofertam muitos benefícios ou resoluções instantâneas sem pedir muita coisa em troca, podem corresponder a golpes.

Outro erro que pode comprometer diversos fatores é pedir dinheiro emprestado a conhecidos ou, em piores hipóteses, a desconhecidos. Recorrer a familiares, amigos e até agiotas é um caminho negativo e que não deve ser percorrido.

Além de abalar a relação amistosa, pegar empréstimos sem vínculos ao Banco Central é uma grande furada. Portanto: jamais recorra a empréstimos de fontes não reconhecidas, ainda mais quando a oferta for “boa demais”.

3. Comprometer boa parte da renda com dívidas

A sua renda não pode servir apenas para pagar dívidas e isso deve estar totalmente esclarecido na sua organização financeira. Quando for renegociar as contas em atraso, note que as parcelas mensais devem tomar até 30% da sua renda total.

Esse cuidado garante um ambiente viável para limpar o seu nome, sair do sufoco e também manter uma qualidade de vida. É natural que você queira se livrar dessa situação o quanto antes, mas tenha consciência de que, quanto maior a parcela, mais difícil será quitá-la.

4. Escolher a dívida errada para negociar

Assim como deve ser no momento de qualquer compra, o seu acordo de renegociação de dívidas deve contar com uma palavra-chave: prioridade. Qual é a conta que solicita urgência na quitação?

Observar os juros que estão correndo por conta do atraso é necessário, por mais que os dados sejam assustadores! Mantenha a calma e entenda que nem sempre é possível quitar tudo de uma só vez.

Se, no seu caso, as dívidas inadimplentes estiverem diluídas em várias categorias (cartão de crédito, financiamento, cheque especial…) a dica, para determinar a prioridade de quitação, é observar qual é a mais alta e onerosa.

5. Voltar a se endividar

Então você conseguiu reestruturar o orçamento familiar, ignorou os anúncios chamativos e enganosos, encontrou um bom local para renegociar as suas dívidas onerosas, por fim, conquistou o seu nome limpo! Mas, e agora?

Não dá pra se esquecer o quanto é negativa a situação de estar com o nome sujo, por isso, muito cuidado ao contrair novas dívidas! O principal erro é sair em disparada para fazer novos cartões de crédito e firmar compromissos, que nem sempre são possíveis de cumprir.

Invista, portanto, na sua educação financeira. Entender quais são os pontos prioritários e possíveis para colocar a renda familiar é necessário e garante maior sucesso e tranquilidade na sua próxima fase monetária: a com o nome limpo!

Parcerias de confiança: qual empresa devo contatar?

Se você chegou até aqui, deve ter entendido como pode ser confuso o processo de renegociação de dívidas. Saiba que há empresas dispostas a facilitar a sua vida pessoal e financeira, dispondo de soluções simples e possíveis, ou seja, que cabem no seu bolso.

Vamos combinar: o processo de limpar o seu nome seria muito mais prático se acontecesse diretamente na tela do seu telefone ou computador, não é mesmo? Sabemos disso, por isso, a Kitei é a nossa sugestão de hoje: essa plataforma online viabiliza quitações de dívidas ligadas ao banco e é totalmente virtual.

Obviamente, você tem a chance de escolher qual é a melhor opção, de acordo com as suas condições financeiras. Nada de parcelas tomando mais que 30% da sua renda mensal. A Kitei tem como principal objetivo facilitar a sua vida.

Agora que você já descobriu tudo que não deve ser feito no processo de renegociação de dívidas, e já ficou sabendo sobre a Kitei, a nossa plataforma online de quitação de contas, só resta um caminho a ser seguido: limpar o seu nome!

Que tal entrar em contato com a nossa equipe e saber o que mais pode ser feito para melhorar a sua vida financeira? Estamos à sua disposição para responder os seus questionamentos sobre o assunto e, é claro, encontrar a solução mais viável para limpar o seu nome!

Posts relacionados

Deixe um comentário