É possível comprar carro com nome sujo? Essa pergunta causa dor de cabeça em muitas pessoas. Estar endividado já é um problema, mas a incerteza se é ou não possível comprar algo gera insegurança. Será, então, que estar negativado realmente é um impeditivo? Uma pessoa pode, por exemplo, comprar moto parcelada com o nome sujo?

A verdade é que, por ser um bem de valor um pouco mais alto, muitas vezes, torna-se difícil realizar o sonho do veículo próprio, já que as empresas temem que o cliente não consiga pagar o financiamento e estabelecem critérios bem severos com a finalidade de reduzir seus riscos.

Mas, apesar dos empecilhos, é importante ressaltar que não é impossível para uma pessoa com dívidas comprar um veículo por meio de um parcelamento. Neste post, apresentamos algumas saídas para resolver o problema e permitir que você compre o automóvel que tanto deseja! Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que fazer para comprar um veículo mesmo com nome sujo

Como foi dito no início do artigo, a tarefa de comprar carro com nome sujo não é fácil. Afinal, as empresas responsáveis pelo fornecimento de crédito tendem a se sentir inseguras em liberar recursos para pessoas com débitos em aberto.

A grande questão é que, para alguns indivíduos, um veículo é indispensável para sua locomoção e até mesmo para o seu trabalho. Levando esse fato em consideração, separamos algumas dicas para que você consiga um financiamento mesmo com o nome negativado! Acompanhe!

Entenda a verificação de crédito

Não raramente, em determinadas circunstâncias, há quem perde o controle do que gasta ou se esquece de algumas dívidas — por exemplo, muitas pessoas que têm mais de dois cartões de crédito confundem tantas faturas e informações e, em várias ocasiões, deixam alguma despesa passar sem realizar sua quitação.

O problema é que, embora esse lapso não seja incomum, ele acarreta uma série de problemas para o indivíduo que o cometeu. Em primeiro lugar, podemos citar o risco de negativação, que, como podemos observar neste artigo, torna a aquisição de crédito muito mais difícil.

Além disso, é importante ressaltar que atrasos no pagamento, mesmo que pequenos, abrem espaço para a incidência de juros, o que tende a tornar a dívida mais cara do que ela era inicialmente. Dependendo da duração desse atraso no pagamento, ele é capaz de elevar o débito inicial de uma maneira que o devedor pode encontrar dificuldades para quitá-lo.

Por isso, em primeiro lugar, é necessário verificar se há pendências. Então, antes de realizar qualquer compra, é fundamental pesquisar se realmente há algum débito em aberto e qual a sua natureza.

Neste momento, você deve estar se perguntando: como saber se o nome está “limpo”? Há algumas possibilidades, mas a principal é fazer consultas nas páginas dos dois órgãos de proteção ao crédito:

Renegocie a dívida

Se você fez as consultas e percebeu que seu nome realmente está com algum impedimento, a melhor maneira de comprar carro com nome sujo é renegociando suas dívidas. A princípio, essa resposta pode parecer desapontadora, mas é a melhor saída. Sabe por quê? Porque você estará livre de pendências e não acumulará novas despesas e novas dívidas.

Além disso, essa atitude tem o potencial de reduzir drasticamente o custo da dívida, com taxas de juros mais amigáveis e parcelas mais baixas. Estas comodidades abrem espaço para que o devedor organize sua vida financeira com maior facilidade, e assim compre o veículo.

Afinal de contas, não conseguir pagar o veículo e ficar devendo um ou mais parcelamentos não é nada confortável. Imagine a compra dos seus sonhos se transformando em mais um problema financeiro. Não é uma boa forma de começar uma nova etapa, certo?

É possível quitar os compromissos fazendo o pagamento à vista ou a prazo. Vale lembrar que, caso a dívida e os juros estejam altos, como acaba acontecendo no caso de parcelamentos, você tem o direito de fazer uma contraproposta para tentar condições melhores e, dessa forma, conseguir pagar o que deve.

Se você está sem tempo para resolver essas coisas pessoalmente, não se preocupe, outra possibilidade é negociar a dívida online. As empresas especializadas têm a vantagem de diminuir a burocracia e, principalmente, de oferecer praticidade.

Alguns bancos apresentam melhores condições de pagamento nesses canais — concedendo descontos ou diminuindo os juros, por exemplo — com o objetivo de receber, o quanto antes, o valor do devedor.

Transfira a titularidade

Além da negociação das dívidas preexistentes à compra do carro, uma alternativa é financiar o veículo em nome de um terceiro. Porém, nem sempre é fácil encontrar uma pessoa de confiança, o que pode tornar essa estratégia, muitas vezes, inviável.

Essa escolha apresenta algumas dimensões de risco para as duas partes. Desde uma apropriação do bem pela pessoa que deixou o nome ser usado até o endividamento dela mesma se o valor do bem não for quitado.

Por essa razão, caso a pessoa interessada em adquirir um veículo siga por esse caminho, ela deve recorrer a uma pessoa realmente próxima, como um parente ou um amigo com quem ela tenha um relacionamento muito próximo. Além disso, é indispensável que essa pessoa verifique que de fato é capaz de arcar com as parcelas do financiamento. Afinal, qualquer atraso é prejudicial para o indivíduo que a ajudou.

Poupe dinheiro para dar uma boa entrada

Essa é uma ideia interessante, já que, dessa forma, o credor vai receber, imediatamente, uma grande parcela do valor total do veículo. Caso você dê, por exemplo, 50% de entrada e decida parcelar o restante, fica mais fácil conseguir o financiamento.

Além disso, você terá mais probabilidade de encontrar condições melhores de pagamento, como um número menor de parcelas ou taxas de juros reduzidas.

Pesquise instituições financeiras que oferecem condições aos negativados

Algumas empresas, geralmente as menores, podem não consultar o SCPC ou o Serasa ao realizar o financiamento. Mesmo assim, o valor das parcelas não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal.

Nesse caso, provavelmente, será necessário pesquisar várias instituições até encontrar uma que aceite o financiamento. Afinal, sem dúvida alguma, não é fácil adquirir um veículo quando se está endividado.

A dificuldade na obtenção do financiamento é, portanto, uma grande barreira. Porém, há algumas ações que podem ser feitas para resolver esse problema. Como vimos até aqui, é possível tentar a renegociação das dívidas, parcelar o carro em nome de outra pessoa, pagar uma alta quantia na entrada, entre outras medidas.

Faça a compra utilizando o CNPJ

Uma coisa que, muitas vezes, passa despercebida para os brasileiros, é o fato de que a pessoa física e jurídica são diferentes, de modo que dívidas em uma delas não vai necessariamente afetar a outra. Levando esse fato em consideração, caso a pessoa interessada em comprar um carro esteja com o CPF negativado, caso ela tenha um CNPJ, pode usá-lo para pedir o financiamento.

É válido ressaltar, porém, que essa opção só será viável se o CNPJ em questão não estiver com débitos em atraso.

Organize sua vida financeira e limpe seu nome

Até aqui falamos muito sobre as possibilidades para realizar a compra de um veículo, mesmo estando com o nome sujo. Neste tópico, contudo, preparamos algo diferente. Aqui, você vai ter um passo a passo de como proceder para organizar sua vida financeira e não apenas para adquirir um carro ou comprar moto parcelada com nome sujo, mas realizar todos os seus outros objetivos.

Siga as dicas listadas abaixo e obtenha sucesso nessa tarefa!

Faça uma reserva financeira

Essa é, sem dúvidas, uma tarefa difícil para quem está endividado. Entretanto, ela ajudará a garantir o fim dos seus ciclos de endividamento. Por exemplo, se ocorrer algum imprevisto, dificilmente você contrairá novas dívidas, visto que poderá recorrer a esse fundo. Ficou mais claro?

Quando pensamos em uma reserva financeira, é interessante que ela contenha recursos o suficiente para manter o padrão de vida de seu proprietário por um período mínimo de 6 meses. Além disso, como esses recursos devem ser resgatados com facilidade em uma emergência, é importante que eles estejam alocados em aplicações de alta liquidez, como o Tesouro Direto ou CDBs de liquidez diária.

Crie uma lista com as suas dívidas

Aqui é importante não deixar nada de fora, afinal, esse é o momento de organizar sua vida, certo? Lembre-se: não adianta mentir para você mesmo! Com isso em mente, para cada item da sua lista, escreva:

  • o valor total do saldo devedor;
  • o valor total da dívida;
  • o valor da prestação mensal;
  • os dados do credor.

Essa lista deve ser organizada a partir da dívida mais barata para a mais cara. Assim, você visualiza de forma mais prática o que quitar primeiro. As contas menores, nesse sentido, são pagas na frente, e podem dar a você mais força de vontade e incentivo para mudar o seu comportamento.

Com esse método de pagamento, aos poucos, você vai vendo seu endividamento diminuir, até que ele não exista mais e você possa voltar a gastar — dessa vez, de forma consciente!

Como comprar moto parcelada com nome sujo?

Assim como ocorre com um carro, muitos brasileiros sonham em adquirir uma moto. Os motivos para isso são muitos e vão desde os preços mais convidativos a um consumo mais consciente de combustível.

Além disso, por meio de aplicativos especializados em entregas, as motos podem ser usadas como uma importante ferramenta de trabalho, pois abrem espaço para que seus proprietários consigam um emprego de uma forma mais rápida e menos burocrática. Mesmo com esses benefícios, é importante levar em consideração que, assim como acontece com um carro, comprar moto com o nome sujo não é fácil.

Felizmente, as mesmas dicas e processos sugeridos neste artigo, para a aquisição de um carro, podem ser aplicados por uma pessoa que deseja comprar moto parcelada com nome sujo!

Este texto teve como objetivo esclarecer todas as suas dúvidas sobre como comprar carro com nome sujo. Se você está passando por esse momento, esperamos ter esclarecido as suas indagações. Procure a saída mais viável para a sua realidade no momento e, é claro, não deixe de organizar suas finanças a fim de poder limpar seu nome, combinado?

Curtiu este post sobre as possibilidades de comprar carro com nome sujo? O que você acha de receber mais informações úteis, como essa? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos temas mais relevantes!

Sou fundador da Kitei, empresa que fundei em meados de 2016. Atuo na  direção de toda a área comercial, administrativa e financeira no cargo de Diretor Executivo. Tenho mais de 25 anos de experiência no mercado de cobrança e por meio de uma gestão inovadora, continuo a conduzir minha equipe para atuar no mercado financeiro com competitividade.

Escreva um comentário