Via de regra, o objetivo da maioria das pessoas é ter boas condições financeiras, o que permite desfrutar de um padrão de vida mais elevado, junto de seus entes queridos. A grande questão é que, para conquistar tal objetivo, o indivíduo precisa aprender como gastar menos e fazer seu dinheiro render.

A primeira vista, essa tarefa parece muito difícil. Afinal, muitas pessoas trabalham o mês inteiro e, ainda assim, não conseguem quitar seus débitos. Felizmente, algumas atitudes práticas podem tornar esse processo mais simples e eficiente.

Você gostaria de utilizar seus recursos de um modo mais inteligente? Leia o artigo e descubra como obter sucesso nessa tarefa!

A importância de uma vida financeira saudável

Alguns eventos surgem do nada e podem causar grandes problemas. A batida de um carro, ou mesmo uma demissão inesperada, são eventos que tendem a prejudicar, de forma drástica, o orçamento de uma família. Em uma situação como essa, pessoas com as finanças organizadas podem mudar a situação de forma mais fácil, pois costumam contar uma folga em seu orçamento.

Outro ponto importante é o futuro, e esse fator envolve desde a educação e criação de filhos até a aposentadoria. Com uma vida financeira saudável, uma pessoa é capaz de construir um patrimônio, o que permite manter seu padrão de vida mesmo na aposentadoria, quando deixa de trabalhar.

Portando, uma boa organização financeira é indispensável para indivíduos que desejam ter melhores condições tanto no presente quanto no futuro.

Estratégias para reduzir gastos e prejuízos

Para que a organização financeira seja realizada, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Continue a leitura a descubra como gastar menos e otimizar seus recursos!

Evite refeições fora de casa

Em um dia a dia agitado, em que deslocamentos para o trabalho são necessários, muitas pessoas acabam adquirindo o hábito de comer na rua. Isso porque, em tese, ir a um restaurante, ou mesmo a uma lanchonete, aparenta ser mais rápido e barato. O que obviamente não está certo.

Colocando em uma folha de papel todos os gastos realizados com lanches e refeições fora de casa durante o mês, qualquer pessoa pode notar o peso que esse costume tem em seu orçamento. Além disso, esse tipo de alimento não costuma ser saudável, o que ainda pode acarretar problemas e custos com a saúde.

Nessa situação, levar a comida de casa, a famosa marmita, costuma ser a melhor opção, pois essa atitude é capaz de beneficiar tanto o orçamento quanto a saúde de uma pessoa.

Evite compras a prazo

Trabalhar para comprar um determinado item não é ruim. Afinal, poucas coisas são tão satisfatórias para uma pessoa do que ver o seu esforço sendo recompensado. A grande questão é, como essa compra é feita.

Isso ocorre porque, quando um produto é parcelado, um percentual de juros é acrescentado ao seu preço, o que o deixa mais caro. Além disso, caso o comprador tenha algum imprevisto, pode ter dificuldades em quitar as parcelas e ficar endividado.

Levando esses fatos em consideração, é fácil perceber que juntar dinheiro e realizar o pagamento a vista é a opção mais econômica.

Renegocie suas dívidas

Falando em dívidas, boa parte da população brasileira enfrenta esse problema. Infelizmente, não são raras as situações em que os débitos de uma pessoa se tornam tão elevados que ela acaba com o nome sujo no Serasa. Nesse contexto, a renegociação de dívidas e indispensável.

Ao entrar em contato com seu credor, em busca de opções de financiamento mais acessíveis, a pessoa endividada é capaz de conquistar condições mais favoráveis e assim finalmente conseguir quitar seus débitos.

Os credores não querem ficar no prejuízo, para eles é mais interessante oferecer prazos mais longos e taxas menores do que ficar sem receber os recursos a que tem direito.

Conte com a Kitei

Embora renegociar a dívida seja a melhor opção para um indivíduo, que já não é capaz de arcar com ela, muitas pessoas não sabem como iniciar esse processo. Nesse momento, os serviços da Kitei tendem a ser muito importantes.

Isso porque por meio da plataforma da Kitei, uma pessoa é capaz de verificar suas dívidas em aberto, negociar com credores e escolher um plano de pagamento que de fato se encaixe em seu orçamento, tudo isso em um ambiente virtual, por meio de um computador ou smartphone.

Portanto, ao contar com a Kitei, o indivíduo é capaz de negociar seus débitos de uma maneira muito mais prática e eficiente, o que lhe permite se livrar mais facilmente de suas dívidas.

Métodos para otimizar suas finanças

Além de controlar melhor os seus gastos, uma pessoa interessada em alcançar um padrão de vida mais elevado precisa otimizar suas finanças. Continue a leitura e descubra como aumentar seus recursos!

Busque uma renda extra

Quando o assunto é melhorar o padrão de vida, uma renda extra deve ser indispensável. Isso porque, por meio dela, uma pessoa é capaz de ter acesso a itens que deseja, sem precisa recorrer ao crédito, e até mesmo fazer investimentos ou criar uma reserva de emergência.

Atualmente, a internet oferece muitas opções de renda extra. Como um exemplo, podemos citar as plataformas especializadas na divulgação de vagas para freelancers.

Monte uma reserva de emergência

Em uma emergência, muitas vezes as pessoas se veem forçadas a contrair crédito. Um problema que tende a afetar seu orçamento por um longo período. Para evitar esse tipo de problema, é interessante construir uma reserva de emergência.

Por meio dela, o indivíduo pode ter um acesso rápido a recursos, quando eles se fizerem necessários, isso sem precisar recorrer a uma instituição financeira.

Realize investimentos de acordo com seu perfil de investidor

Por fim, para construir um patrimônio, é necessário que uma pessoa invista seus recursos. Afinal, caso ele gaste todo o dinheiro que recebe, não poderá contar com uma reserva para se manter no momento da aposentadoria. Além disso, o poder dos juros compostos eleva os recursos aplicados, o que contribui para o enriquecimento do investidor.

Antes de investir, porém, o indivíduo precisa descobrir seu perfil de investidor. Isso ocorre porque pessoas têm necessidades e personalidades diferentes.

Um indivíduo mais conservador, por exemplo, tende a se sentir mais confortável com aplicações em renda fixa. Uma pessoa de perfil mais arrojado, por sua vez, costuma encontrar mais satisfação na renda variável.

Para que o investidor seja capaz de seguir uma política frequente de aportes, ele precisa conhecer e respeitar seu perfil pessoal. Sem esse cuidado, ele pode se frustrar e assim deixar de investir.

É normal que uma pessoa deseje melhorar seu padrão de vida e assim ter acesso a melhores condições, para si e para seus entes queridos. Para alcançar esse objetivo, porém, ter um controle adequado de gastos, e uma estratégia eficiente para a alocação de recursos, é fundamental.

Isso ocorre porque, sem esses cuidados, o indivíduo pode se envolver em dívidas ou gastar todos os recursos que recebe, situações que inviabilizam a construção de um patrimônio.

Agora que você sabe como gastar menos e o que fazer para otimizar sua renda, que renegociar suas dívidas e se livrar delas de uma vez por todas? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Kitei.

Sou fundador da Kitei, empresa que fundei em meados de 2016. Atuo na  direção de toda a área comercial, administrativa e financeira no cargo de Diretor Executivo. Tenho mais de 25 anos de experiência no mercado de cobrança e por meio de uma gestão inovadora, continuo a conduzir minha equipe para atuar no mercado financeiro com competitividade.

Escreva um comentário