Embora o controle do orçamento em um lar exija uma série de conhecimentos, não é um exagero dizer que saber como economizar no supermercado é um dos mais importantes. Afinal, essas compras tendem a impactar fortemente as finanças de uma família.
A grande questão é que a redução desse custo pode aumentar significativamente a renda de uma família, tendendo a melhorar seu padrão de vida e a abrir espaço para que seus membros alcancem objetivos relevantes, como quitar dívidas e poupar recursos para o futuro.
Considerando a importância deste tema, elaboramos este texto com 4 dicas práticas que ajudarão você a gastar menos nas compras em supermercados! Continue a leitura e confira!
Como economizar com o supermercado?
Primeiro, entendamos mais detalhes sobre o que pode ser feito para que você economize com supermercado, com algumas dicas práticas a serem adotadas. Confira!
1. Defina um valor mensal para gastar nas compras
Para que as finanças de fato sejam administradas de um modo inteligente, é necessário que a pessoa, responsável pelas compras no supermercado, estipule um valor mensal que pode ser usado para este propósito. Valor este que deve ser definido com base nas condições e nas demandas da família.
Ao tomar essa atitude, a pessoa responsável é capaz de alocar uma quantia de recursos que seja capaz de garantir a alimentação de sua família e, ao mesmo tempo, preservar capital para investimentos e outros propósitos relevantes.
Para se adequar às compras ao valor estipulado, porém, algumas medidas precisam ser tomadas. Como um exemplo, podemos citar a substituição de marcas caras por opções mais econômicas.
2. Faça uma lista com os itens que precisa comprar
Sim, definir um valor máximo a ser gasto nas compras de supermercado é uma atitude inteligente. Mas, para que ela de fato seja efetiva, é fundamental que os responsáveis pela tarefa criem uma lista de compras.
Isso acontece porque, sem a lista, os indivíduos podem acabar fazendo compras que não são necessárias, gerando assim gastos que poderiam ser evitados.
Portanto, antes de se dirigir ao mercado, o responsável pelas compras deve conferir os itens que estão em falta, e que de fato serão usados em um período próximo de tempo, e relacioná-los em uma lista.
3. Pesquise pelos melhores preços
Quando pensamos em como economizar no supermercado, a pesquisa de preços pode ser descrita como um dos fatores mais importantes. Afinal, sem realizá-la, o responsável pelas compras não tem como ter certeza se o mercado, que costuma frequentar, de fato é o que apresenta os melhores preços na região.
Nesse momento, a internet e as ferramentas de busca são grandes aliadas! Por meio dessa tecnologia, o indivíduo pode conferir em tempo real os preços praticados por diversas lojas e mercados em sua região.
É importante ressaltar, porém, que, dependendo da localização do mercado, os custos relacionados ao transporte, e o tempo de deslocamento, podem torná-lo uma opção mais cara mesmo que os preços, praticados por ele, sejam mais baratos.
4. Fique atento a promoções
Por fim, uma das melhores sugestões para quem deseja reduzir os custos com compras e ficar atento a promoções e a oportunidades de desconto. Atualmente, muitos mercados costumam oferecer descontos e promoções por meio de seus aplicativos. De modo que baixá-los, e verificá-los com frequência, tende a ser uma boa ideia.
Quando o mercado está cheio, a simples tarefa de caminhar por seus corredores e verificar os preços, em busca das opções mais acessíveis, se torna complexa. Afinal, o espaço nesse ambiente costuma ser bastante limitado.
Qual a importância de seguir com essas dicas?
Agora que você já pôde conferir algumas das principais dicas relacionadas a economizar com supermercado, chegou o momento de entendermos sobre a importância de você seguir com essas práticas. Confira!
Ter mais foco durante as compras
Vamos combinar: se você vai em um supermercado sem uma lista, a quantidade de itens pode fazer com que você fique completamente perdido. São muitos produtos que, na maioria das vezes, podem ser desnecessários. Não estamos trazendo a ideia de que você não deve adquirir itens apenas pelo prazer. É legal adquirir um chocolatinho para comer depois das refeições, ou algum outro item qualquer que fará seus dias melhores. No entanto, tudo que é em excesso prejudica.
Nesse sentido, ao fazer uma lista, você terá direcionamentos mais precisos dentro do supermercado, indo sempre ao que interessa. E por que não colocar itens que cabem no seu orçamento que serão utilizados apenas para o seu bem-estar? É uma ótima pedida!
Melhor organização do orçamento
Esse ganho está diretamente ligado ao anterior. A partir do momento em que você tem mais foco, consequentemente terá uma melhor organização do orçamento. Além de fazer a lista, outras dicas podem ser consideradas para uma melhor organização do orçamento, como:
- estabelecer metas de gastos, além de saber qual é a quantia que você tem disponível para gastar em um supermercado;
- entender quais são os principais gastos do dia a dia e restringir aqueles considerados supérfluos;
- ter cuidado com o cartão de crédito, principalmente caso as faturas estejam vindo mais altas do que o normal (ele deve ser visto como uma forma de pagamento pontual, não recorrente);
- ter sempre uma reserva para emergência, entre outros pontos.
Menor risco de desperdício
A partir do momento em que você monta uma lista de compras para supermercado, naturalmente existe um planejamento mais detalhado. Você confere tudo o que foi consumido no último período, quais foram os itens que não foram utilizados, entre outros pontos. Com isso, as chances de adquirir algo que não utilizará reduzem consideravelmente, o que contribui para reduzir desperdícios tanto de alimento quanto do próprio dinheiro.
Alimentação mais saudável
E não podemos deixar de mencionar que você pode se informar melhor sobre os alimentos que fazem bem para a saúde e trazê-los para a sua lista. Assim, ao realizar as compras de supermercado, tem a oportunidade de sempre colocar no carrinho itens que você gosta de consumir e que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida.
Com a lista, você terá um momento de pensar sobre o que deve ser comprado, entender como devem ser as refeições e elencar todos os itens que podem ser trazidos. Caso não haja nenhum tipo de preparação, você não vai ter paciência de fazer uma análise como essa na agitação do supermercado, o que reduz as chances de realmente ter um foco na sua saúde.
Levando esse fato em consideração, a melhor estratégia é ir às compras em momentos em que essas lojas estão menos movimentadas. Esse cuidado permite que o responsável pelas compras verifique os preços com a devida atenção, o que o torna altamente recomendável.
E então, o que achou das dicas que trouxemos? Hoje, o uso da tecnologia pode ser um grande aliado. Se deseja saber um pouco mais sobre os aplicativos para fazer lista de compras, leia este outro conteúdo que elaboramos!