Em muitas situações, imprevistos e problemas financeiros podem impedir uma pessoa de quitar seus débitos em tempo hábil, o que pode causar a ela uma série de problemas, como a inclusão de seu nome nos serviços de proteção ao crédito. Neste contexto, saber como pegar empréstimo para quitar dívidas tende a ser muito útil.

Isso porque, por meio do crédito, a pessoa endividada é capaz de eliminar seus débitos e conseguir uma folga em seu orçamento. Para que esse processo realmente seja bem-sucedido, porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Continue a leitura e entenda as vantagens do crédito para quitar dívidas e descubra como ter acesso a esses recursos da forma mais segura!

Quais as situações que vale a pena pedir o empréstimo para quitar dívidas?

Ao fazer uso do crédito, uma pessoa pode pagar suas dívidas com mais facilidades. Dentre os benefícios dessa estratégia, podemos citar os seguintes:

Dívidas no cheque especial

Não é novidade para ninguém que os débitos no cheque especial apresentam juros muito elevados. Por isso, na maioria das vezes é melhor trocar de crédito e pedir um empréstimo. Dessa forma, o valor dos juros crescerá em um ritmo menor e você terá mais facilidades para quitar a dívida.

Despesas no cartão de crédito

A taxa de juros do cartão de crédito é uma das mais elevadas do mercado. Caso você se encontre no rotativo, vale muito a pena procurar por opções de empréstimo pessoal ou consignado.

Nessas duas opções os juros são menores em relação ao cartão crédito e, consequentemente, isso facilitará o pagamento da dívida, pois ela não crescerá rapidamente a ponto de se tornar muito complicada de pagá-la.

Limpar o nome

Outra ocasião que vale a pena pedir dinheiro emprestado é quando existe a necessidade de limpar o nome rapidamente nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Esse anseio de limpar o nome de forma rápida é mais intenso quando a pessoa deseja ter acesso a uma oportunidade, como comprar a sua casa própria, trocar de carro, realizar uma viagem ou ainda enfrentar uma emergência, como uma doença na família ou um acidente.

Realmente não é fácil conseguir empréstimo com restrições no nome, porém, isso não é impossível. As suas chances de conseguir o crédito aumentam nas modalidades como o consignado ou com o uso do imóvel como garantia. Em ambas as situações há precauções, por isso, aumentam-se as probabilidades das instituições financeiras aceitarem o negócio.

Quais cuidados tomar antes de pegar um empréstimo para quitar dívidas?

Embora pegar empréstimo para quitar dívidas seja muito útil em algumas situações, a pessoa interessada em receber esse crédito precisar tomar alguns cuidados para que a operação seja realmente benéfica e segura. Isso se faz necessário tanto para garantir que o tomador do crédito não se torne inadimplente quanto para impedir que ele caia em algum tipo de golpe.

Continue a leitura e descubra como proceder para obter um empréstimo da forma mais segura e eficiente possível.

Verifique sua situação financeira

Independente da situação que leve o indivíduo a recorrer a um empréstimo, antes de tomar essa atitude, é fundamental que ele verifique de forma completa sua situação financeira atual. De modo simples, podemos dizer a pessoa precisa avaliar suas fontes de renda e seus custos, observando assim como costuma utilizar seu dinheiro.

Esse cuidado é importante, pois sem entender a fundo sua situação financeira, a pessoa interessada em pegar um empréstimo para quitar dívidas pode não ser capaz de pagar o novo crédito, e acabar ainda mais endividada.

Tomando esse cuidado, o indivíduo ainda é capaz de identificar custos desnecessários, que podem ser cortados, o que pode aumentar sua receita e lhe permitir pagar seus débitos com maior facilidade.

Avalie as condições oferecidas pelo mercado

Depois de avaliar seu orçamento, e identificar o quanto de seus recursos podem ser usados para pagar o empréstimo, o passo seguinte e pesquisar no mercado as diversas opções disponíveis. Por meio da internet, qualquer pessoa pode contatar instituições financeiras e fazer simulações, de modo que a tarefa de identificar o crédito mais barato e acessível se torna muito mais fácil!

É válido ressaltar que, além de pesquisar o custo das parcelas, a pessoa interessada em pegar crédito para quitar seus débitos precisa verificar a taxa de juros e as tarifas, cobradas pela instituição financeira. Tal cuidado é indispensável para garantir que a opção de empréstimo escolhida é de fato a mais barata.

Proteja seus dados

Em uma operação de crédito, é natural que a pessoa interessada em pegar empréstimo para quitar dívidas precise informar seus dados em algum momento, isso pode se fazer necessário para que a simulação seja realizada, ou mesmo na finalização do processo, quando o contrato é elaborado.

A grande questão é que se essas informações caírem em mãos erradas, podem causar grandes prejuízos. Por esse motivo, é necessário tomar alguns cuidados antes de informá-las.

Caso a contratação do empréstimo seja feita por meio da internet, por exemplo, o usuário precisa verificar se o site está criptografado, e se de fato ele pertence a instituição financeira.

Não faça depósitos como garantia

Embora esta atitude seja proibida por lei, algumas instituições podem exigir que o cliente faça um depósito, como garantia, antes de liberar o crédito. Não é incomum que instituições falsas exijam esse pagamento e desapareçam, sem realizar nenhum empréstimo ou mesmo restituir o dinheiro entregue como garantia.

Por esse motivo, caso a instituição peça qualquer tipo de pagamento para aprovar o empréstimo, a pessoa interessada deve procurar os órgãos responsáveis e fazer uma denúncia

Como renegociar as dívidas?

Sabia que é possível renegociar os débitos no conforto da sua casa? A Kitei disponibiliza uma plataforma para quitação de dívidas online junto ao banco, instituições financeiras e de ensino, empresas de cartão e varejo. Além da praticidade, muitas vezes é possível obter grandes descontos e, assim, conseguir quitar todas as pendências.

Embora o ideal seja não precisar recorrer a um empréstimo, pois a operação de crédito está sujeita a taxas e a juros, em algumas situações isso se faz necessário. Tomando estes cuidados simples, porém, você pode escolher a opção do mercado mais alinhada ao seu perfil e ainda garantir a segurança do processo.

Agora que você sabe como pegar empréstimo para quitar dívidas pode ser útil, que tal ajudar seus amigos permitindo que eles tenham acesso a esse conhecimento? Compartilhe o artigo em suas redes sociais para que eles possam ler esse conteúdo!

Sou fundador da Kitei, empresa que fundei em meados de 2016. Atuo na  direção de toda a área comercial, administrativa e financeira no cargo de Diretor Executivo. Tenho mais de 25 anos de experiência no mercado de cobrança e por meio de uma gestão inovadora, continuo a conduzir minha equipe para atuar no mercado financeiro com competitividade.

Escreva um comentário